v. 23 n. 3 (2025): ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL

Nos últimos anos, a presença da História Antiga e da História Medieval na
Escola Básica brasileira foi consideravelmente diminuída. Sobretudo, em função
das reformas curriculares estabelecidas com a elaboração e a publicação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Após supostas discussões, uma primeira
versão do texto foi produzida e exposta à apreciação pública, onde os conteúdos
referentes à antiguidade e ao medievo foram simplesmente retirados da grade
curricular. Desta forma, a História a ser ensinada nos anos finais do ensino
fundamental estaria centrada na História do Brasil e nos seus desdobramentos
nos contextos moderno e contemporâneo.
Publicado:
22.04.2025
Edição completa
- EDIÇÃO COMPLETA
- EDITORIAL
- A LITERATURA EGÍPCIA ANTIGA
- O ENSINO DA ANTIGUIDADE GREGA
- EXPERIÊNCIAS DE ENSINO
- HISTÓRIA GLOBAL
- A HISTÓRIA ANTIGA
- GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA
- PENSAMENTO CHINÊS
- REPRESENTAÇÕES DA ANTIGUIDADE
- ÁRABES E MUÇULMANOS
- A ESCAVAÇÃO DE SUTTON HOO
- ANÁLISIS DE LA REPRESENTACIÓN
- O USO DE ILUMINURAS
- A POESIA IRÔNICA
- EM DEFESA DO ENSINO DE HISTÓRIA
- DEFESA DAS EXPANSÕES MUÇULMANAS