Vol. 23 Núm. 3 (2025): ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL

Nos últimos anos, a presença da História Antiga e da História Medieval na
Escola Básica brasileira foi consideravelmente diminuída. Sobretudo, em função
das reformas curriculares estabelecidas com a elaboração e a publicação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Após supostas discussões, uma primeira
versão do texto foi produzida e exposta à apreciação pública, onde os conteúdos
referentes à antiguidade e ao medievo foram simplesmente retirados da grade
curricular. Desta forma, a História a ser ensinada nos anos finais do ensino
fundamental estaria centrada na História do Brasil e nos seus desdobramentos
nos contextos moderno e contemporâneo.
Publicado:
2025-04-22
Número completo
- EDIÇÃO COMPLETA (Português (Brasil))
- EDITORIAL (Português (Brasil))
- A LITERATURA EGÍPCIA ANTIGA (Português (Brasil))
- O ENSINO DA ANTIGUIDADE GREGA (Português (Brasil))
- EXPERIÊNCIAS DE ENSINO (Português (Brasil))
- HISTÓRIA GLOBAL (Português (Brasil))
- A HISTÓRIA ANTIGA (Português (Brasil))
- GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA (Português (Brasil))
- PENSAMENTO CHINÊS (Português (Brasil))
- REPRESENTAÇÕES DA ANTIGUIDADE (Português (Brasil))
- ÁRABES E MUÇULMANOS (Português (Brasil))
- A ESCAVAÇÃO DE SUTTON HOO (Português (Brasil))
- ANÁLISIS DE LA REPRESENTACIÓN (Português (Brasil))
- O USO DE ILUMINURAS (Português (Brasil))
- A POESIA IRÔNICA (Português (Brasil))
- EM DEFESA DO ENSINO DE HISTÓRIA (Português (Brasil))
- DEFESA DAS EXPANSÕES MUÇULMANAS (Português (Brasil))