Vol. 21 Núm. 1 (2024): ENSINO DE HISTÓRIA E USOS DO PASSADO: A ANTIGUIDADE NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA E NO CURRÍCULO
"Seja no vocabulário seja em monumentos e prédios espalhados nos centros históricos das mais distintas cidades brasileiras, é inegável as fortes influências das sociedades mediterrânicas antigas nos processos de formação ou como uma das bases fundantes da sociedade brasileira. Isso faz com que a Antiguidade seja um período de importante atenção para o professor de História, especialmente em momentos de negacionismo, apropriações por grupos anti-ciência, fundamentalistas, utilização de personagen situados na Antiguidade como forma de legitimação de pautas."
Publicado:
2024-12-17
Número completo
- Edição Completa (Português (Brasil))
- Editorial (Português (Brasil))
- AS LÍNGUAS CLÁSSICAS (Português (Brasil))
- TRADIÇÃO CLÁSSICA (Português (Brasil))
- O HEAVY METAL NO ENSINO (Português (Brasil))
- BREVES CONSIDERAÇÕES (Português (Brasil))
- O PODER DO ESTADO (Português (Brasil))
- ALEXANDRE "O GRANDE" (Português (Brasil))
- USOS DO PASSADO E ENSINO (Português (Brasil))
- HISTÓRIA ANTIGA (Português (Brasil))
- A "HISTÓRIA SAGRADA" (Português (Brasil))
- ATOS DE TOMÉ (Português (Brasil))
- REPREESENTAÇÕES DO CLASSICISMO (Português (Brasil))
- A QUEDA DA ANTIGUIDADE (Português (Brasil))
- RADICALIZAÇÃO E USOS (Português (Brasil))