PÁTRIA AMADA, BRASIL!
o (in)sucesso da identidade nacional romântica em Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Palavras-chave:
Literatura, Lima Barreto, Pré-modernismo, Identidade brasileiraResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a fim de compreender como a ficção literária dialoga com a formação histórico-social do Brasil. Ao acompanhar a trajetória do idealista Policarpo Quaresma, procurou-se evidenciar as tensões e as exclusões sociais presentes no processo de construção da identidade nacional, marcado pela marginalização de grupos como negros e indígenas. A análise se propicia desvelar as camadas de significado presentes na obra, relacionando-as ao contexto histórico-social do Brasil, marcado por um passado ainda não esclarecido.
Referências
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Brasília: Edições Câmara, Prazer de Ler, nº 9. 2017.
PERIN, Gabriel Brum. Crítica ao nacionalismo, à modernidade e ao positivismo em Triste fim de Policarpo Quaresma. Cadernos de Clio, Curitiba, v. 10, nº. 2, 2019.
SOARES, V. Policarpo Quaresma E O Seu Projeto De Nacionalidade. Revista Paideia do
Colégio Estadual, 2019.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Cia. das Letras, 2017.
SILVEIRA, Cristiane da. Entre a História e a Literatura: A identidade nacional em Lima Barreto. História: Questões & Debates, Curitiba, ano 23, n. 44, p. 115-145, jan./jun. 2006.
SOUZA, Renato Dias de. As representações do nacionalismo em Lima Barreto. 2017, 259 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Tecnologia, Humanidades e Inovação- RETHI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.