REFORÇO ESCOLAR E GRUPO DE ESTUDOS PARA ALUNOS DO MÓDULO I DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS NOVO PARAÍSO, CARACARAÍ, RORAIMA

Autores

Palavras-chave:

reforço escolar, grupo de estudo, metodologias diferenciadas

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar métodos de melhorias e rendimento escolar, através do incentivo ao hábito de estudar em horários alternativos às aulas convencionais, entre os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria integrados ao Ensino Médio do Campus Novo Paraíso, por meio de metodologias diferenciadas. Para tanto, foram formados três grupos de estudos voltados aos componentes Português, Matemática e Física, mas que também integraram componentes variados da Base Nacional Comum como Educação Física, Artes e Filosofia. Buscou-se ainda integrar aos grupos de estudos os alunos monitores desses componentes. Com esta iniciativa, procurou-se a integração entre os docentes de diferentes componentes, organizados por área de conhecimento, e também a autonomia dos estudantes em relação à criação e desenvolvimento do hábito de estudo utilizando-se do apoio mútuo, da linguagem juvenil e dos monitores. Nesta perspectiva, esperou-se que esses estudantes acessassem à escola e não desperdiçassem tempo com dependências ou abandonem a escola precocemente, mas sim aprendessem. O projeto foi iniciado com base no levantamento da demanda de alunos em relação aos componentes e conteúdos em que sentiam mais dificuldade de aprendizagem e compreensão. Ademais, foram incorporadas no levantamento as formas pelas quais gostariam de aprender os conteúdos, bem como os interessados em integrar os grupos. A compilação de dados se deu nas três turmas do Módulo I, onde 85 discentes participaram da enquete apontando a disciplina de Física como o componente curricular mais difícil. A partir do resultado da enquete os docentes envolvidos no projeto reuniram-se em três encontros para traçar estratégias de desenvolvimento da metodologia diferenciada para cada componente, bem como para organizar os cronogramas de atividades de cada grupo de estudos, uma vez que o desenrolar dos encontros envolveria os professores dos componentes e seus respectivos monitores e que cada metodologia escolhida resultaria em um produto diferente para compor o material de estudo para os alunos do Módulo I, assim como de outros módulos. O saber, estão previstos como resultado dos encontros do grupo de estudo de Português a produção de Livretos a partir do filme Star Wars. Nesses Livretos foram trabalhadas leitura, interpretação e produção textual de forma a integrar o conhecimento de outras áreas do conhecimento como Filosofia e Física. Já o grupo de estudo de Matemática, teve como produto de seus encontros jogos utilizando conteúdos da Matemática de forma integrada com o Português e com a Física. O grupo de estudo de Física, teve como produto vídeo aula interativas, no qual foram associados os conteúdos da Física com o desenvolvimento de esportes. Nesse sentido, os alunos colocaram em prática os fundamentos da Física de forma a integrar o Português e a Matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: Cortez, 1980. GUIMARÃES, Luiz Ernesto. A relação professor/aluno no Ensino Médio. Disponível em: http://www.uel.br/grupoestudo/gaes/pages/arquivos/LUIZ%20Ernesto%20%20artigo%20 GT%2004.pdf. Acessado em: 02 de fev. de 2023. IFRR. Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática de turmas iniciantes em 2017 nos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria integrados ao Ensino Médio do IFRR - Campus Novo Paraíso. 2017 IFRR. Plano de Curso do Curso Técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio do Campus Novo Paraíso. 2015. INEP. Nota Técnica e Nota informativa. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_ n1_concepcaoIDEB.pdf. Acessado em12 de fev. de 2023. NACARATO, A. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. Campinas: UNICAMP, 2000. Tese de doutorado.

Downloads

Publicado

14-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Categorias